logo-site

O que significa “RATIMBUM” ?


Caros amigos.

Tenho recebido muitos e-mails falando acerca do RATIMBUM cantando logo após o parabéns pra você. Esses emails falam acerca de um significado do tipo “está amaldiçoado”. Bem, sobre esse tema fiz algumas pesquisas:

Alguns textos fazem referencia a um antigo ritual dos Druidas Celtas, onde a palavra era pronunciada ao contrário para a evocação dos espíritos da natureza. Porém os textos que fazem referência a esse fato carecem de informações básicas tais como: livro extraído, data de publicação etc. ou seja, não são fontes confiáveis.

Alguns dicionários brasileiros dizem que essa palavra é uma onomatopéia que imita o som de uma bandinha de percussão. Na abertura ou final de uma apresentação (isso antigamente) a banda tocava um ”TARÁRÁ – TIM – BUM”, convencionou-se usar essa expressão na hora do parabéns pra você, sugerindo que um novo ano se inicia para a pessoa em questão. Com o tempo a palavra “TARÁRÁ – TIM – BUM” foi adaptada (por ser muito grande) para o termo “RATIMBUM” que é de pronúncia mais fácil.

No texto enviado por email se fala acerca de um tal significado de “está amaldiçoado”, bem, com base no que vi e li digo que isso é mentira, não existe nada que comprove essa história.

Mais uma coisa, se essa é uma palavra de encantamento dos Druidas Celtas porque só existe no Brasil? Ou seja, o termo e do Brasil-il-il baseado no já exposto acima.

fonte: no principio
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Gostou do Post? Compartilhe:

  • Que blog abençoado amada de Deus! Que Deus continue te usando para a obra d’Ele! Graça e Paz! Quando tiveres um tempinho visite o meu blog e comente!

    http://vivendo-com-jesus.blogspot.com

  • Achei muito interessante este artigo, inclusive fiz um post sobre esta matéria
    no meu blog de informática onde falo sobre SPAM e HOAX.
    http://www.nivaldocomputadores.blogspot.com

    http://nivaldocomputadores.blogspot.com/2010/02/significado-da-palavra-ratimbum.html

    Grande Abraço!

  • Fernando

    Recebi esse email hj, e digo, não sou evangélico mas, eu acho muito estranho cantar isso, me lembro até dos aserehê e ilariê da vida, e outra coisa, quando “céticos” pq são céticos mesmo, dizem sobre esse assunto que só no Brasil que se canta isso no parabéns aí é que eu fico mais preocupado, pra mim no Brasil a única coisa que há de bom é a fauna e a flora, porque de resto…
    pensa só, em que lugar se canta: “atirei o pau no gato” isso para crianças, viram só a educação no nosso país?

  • Andre

    Digo ao amigos que, ” o Sabio pratica o que lhe foi ensinado, sem contestar, porém o Louco duvida, sempre contestando o por quê!!!, na duvida caros irmão de fé, não vamos cantar mais esta parte da letra, acho que será mais benefico para nós. (usar o bom senso).

  • ALEXANDRE

    EU NÃO AGUENTO MAIS ESSE FUNDAMENTALISMO ALIENADO QUE IGREJAS NEOPENTECOSTAIS REPRODUZEM IRRESPONSAVELMENTE! AO CONTRARIO DE JESUS CRISTO, QUE VEIO AO MUNDO PREGAM A SOBERANIA DO AMOR, PREGAM O ÓDIO ABSURDO, A VIOLÊNCIA GRATUITA E A SEGREGAÇÃO! ESSES É QUE SÃO ADORADORES DO DIABO! ALIÁS, NÃO PARAM DE FALAR NELE! QUE DEUS ILUMINE MINIMAMENTE SUAS CABEÇAS E QUE VCS ESTUDEM UM POUCO DE HISTÓRIA! MALUCOS! RA-TIM-BUM PRA VOCÊS!

  • Eu não acredito nisso.

    Eu acredito que se nós cantarmos um parabens pra voce e nao desejarmos nada de mal nao acontece nada, a nao ser se voce estiver com a intenção de prejudicar o outro, eu acredito que se voce desejar o mal para o proximo ou invejala ai sim voce pode prejudica-la mas no momento de alegria e simplesmente cantar uma musica e nao querer nada de mal para seu proximo, voce nao vai amaldiçoalo somente por cantar uma musica.
    Enfim, eu nao acredito que ra tim bum é palavra para amaldiçoar, eu canto e vou continuar a cantar e eu nao aguento mais os crentes querer achar cabelo em ovo, parece que eles nao tem o que fazer e fica preocupando com uma musica inofenciva.
    essa e minha opiniao.

  • Rafael do Ó

    No e-mail que eu recebi dizia que era” é big, é big, é big, é big, é big”. É big?
    Que absurdo! Quem foi o surdo que ouviu isso na música? É claramente falado ” é pique, é pique…”. Isso já mostra ser invenção desse povo doido.

  • Moisés

    Provérbios 26:2 – “Como o pássaro no seu vaguear, como a andorinha no seu vôo, assim a maldição sem causa não encontra pouso”

  • Roberto

    Antes de se determinar que algo é mentira deve-se tomer muito cuidado. Pois se o fato for verdade, a responsabilidade das consequências que podem advir sobre muitas pessoas cairá sobre suas costas. Por segurança, é melhor evitar, pois qual é a graça de se ficar pronunciando uma expressão desconhecida.

    Em vez deste ratimbum sugiro o seguinte:

    Hoje é o seu aniversário
    Que esta data se renove muitos anos
    Que Cristo seja sempre seu amigo
    É o que à você nós desejamos

    CÔRO
    Parabéns, Parabéns à você
    Com muito carinho e amor
    Que seus caminhos sempre sejam guardados
    E guiados pelas mãos do Senhor

    Você hoje colheu mais uma flôr
    No Jardim florido da sua vida
    Que Cristo seja sempre seu amigo
    Nas horas de tristeza e alegria

    Não é mais bonito e edificante?????????????????????????????

    Que Deus vos abençõe e guarde em nome de Jesus Cristo.
    A Paz do Senhor Jesus.

  • Wilson de Oliveira e Silva

    Conforme uma pesquisa, não há nada que comprove esta teoria do RÁ-TIM-BUM significar maldição, lembrando que os textos que fazem referência a esse fato carecem de informações básicas tais como: livro extraído, data de publicação, não sendo assim, de fonte confiável.

    E se essa é uma palavra de encantamento dos Druidas Celtas porque só existe no Brasil?

    Segundo o Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa, a palavra RATIMBUM é uma onomatopéia, é a imitação de um som. Neste caso o som emitido por uma bandinha de circo ou uma fanfarra quando quer chamar a atenção sobre uma finalização de uma apresentação. A caixa faz TARARÁ!, os pratos fazem TIM!, e o bumbo faz BUM! – TARARÁ TIM BUM, para tornar a palavra mais curta e fácil de falar elipsaram o TARA… e ficou só o RÁ, RA-TIM-BUM, com três sílabas de bom efeito sonoro.

    Conforme pesquisa publicada na revista da FAPESP “é pique, é pique, é hora, é hora, é hora, rá-tim-bum”, um bordão, incorporado no Brasil ao Parabéns a você, é uma colagem de bordões dos pândegos estudantes das Arcadas da década de 1930.

    “É pique, é pique” era uma saudação ao estudante Ubirajara Martins, conhecido como “pic-pic” porque vivia com uma tesourinha aparando a barba e o bigode pontiagudo.”

    “É hora, é hora” era um grito de guerra de botequim. Nos bares, os estudantes eram obrigados a aguardar meia hora por uma nova rodada de cerveja – era o tempo necessário para a bebida refrigerar em barras de gelo. Quando dava o tempo, eles gritavam: “É meia hora, é hora, é hora, é hora” .

    “Rá-tim-bum”, por incrível que pareça, refere-se a um rajá indiano chamado Timbum, ou coisa parecida, que visitou a faculdade – e cativou os estudantes com a sonoridade de seu nome. O amontoado de bordões ecoava nas mesas do restaurante Ponto Chic, com um formato um pouco diferente do que se conhece hoje:”

    “Pic-pic, pic-pic; meia hora, é hora, é hora, é hora; rá,já, tim, bum”.

    Como isso foi parar no Parabéns a você?

    “Os estudantes costumavam ser convidados a animar e prestigiar festas de aniversário. E desfiavam seus hinos”, conta o atual diretor da faculdade, Eduardo Marchi, de 44 anos, que relembrou a curiosidade em seu discurso de posse, dois anos atrás.”

    Fonte: http://www.revistapesquisa.fapesp.br/Suplemento_USP_70_anos.pdf, páginas 56 e 57

  • Carlos Gagliardi

    É por isso que este país nunca sairá de país de terceiro mundo. Que povinho ignorante. “Jesus, livrai-me de seus seguidores”.

  • Silvia Alves

    Todas as tradições, antigas tradições, estão sendo “eliminadas”por ignorância de pessoas que insistem que pregam o bem. Pessoas como essas, que divulgam mentiras e falso testemunho deveriam ter vergonha e não pronunciar o nome de Deus em vão! Mudar a letra tradicional da música, para que? Um dia desses, li uma reportagem no portal Terra que um vereador de Minas Gerais, gostaria que o Hino Nacional Brasileiro tivesse uma estrófe modificada pois a mesma fazia citações ao demônio. Esse “cidadão” iria criar uma Lei que entraria (na cabeça doentia dele!) na Constituição Federal. Bem, por essas o outras que não podemos acreditar em pessoas que usam e abusam do poder de Deus para se auto beneficiar. Sugiro que esses “seres” mudem o comportamento dentro de seus lares e não encham o saco dos outros. A educação do Pais não mudará pelo cantar de um “Rá-Tim-Bum” ou por um “Atirei o pau no gato”, como que iremos explicar aos nossos filhos que o Pastor roubou milhões de seus súditos, o dinheiro do dízimo, dos 10%, e foi viajar para a Europa com sua família às custas daquele pai que foi enganado? Como explicar para seu filho que, como aconteceu essa semana no interior de SP, um Pastor que abusava de crianças? E os Padres pedófilos? Francamente, perde-se muito tempo querendo mudar coisas realmente desnecessárias, trabalho com crianças de orfanato, que rezam por um “Parabéns a você” no dia dos seus aniversários, por quê essas pessoas, ao invés de perderem seus tempos com coisas efetivamente resolvidas, não procuram o orfanato mais próximo de suas residências e não se tranformam em voluntários? Ou quem sabe, passam a doar os 10% para essas instituições?
    Aproveitem o tempo e o dinheiro de vocês com coisa úteis!

  • Lauro

    Caros Bom dia,

    Não entrarei no Merito do Ra ti bum dos parabens de aniversarios, e sim sobre aquele programa infantil do mesmo nome…Para quem já assistiu…não precisa nem dizer mais nada…”para quem tem ouvidos que ouça e olhos para poderem enxergar que veja…”

    Abraços e uma excelente semana!!!

  • VANDA

    AMADOS NÃO VAMOS DAR OUVIDOS A ESSAS PALAVRAS SEM BASE NENHUMA – DEVEMOS NOS ATENTAR PARA PALAVRA DE DEUS E VEJAGALATAS 3:7 A 14 ONDE ESTÁ A VERDADEIRA BENÇÃO E VERDADEIRA MALDIÇÃO . NÓS JÁ SOMOS ABENÇOADOS

  • Eu

    Ridículo tudo isso. TUDO.

    O que vale é o que vem do coração. As palavras que levam felicitações não vão amaldiçoar, como citou o nº8 “Moysés”.

    É por isso que todos vocês evangélicos não conseguem ter crédito. Se pegam em coisas banais e tentam fazer ali uma reviravolta no mundo pra mostrar: veja como estou certo e estou atento ao mundo”…aff! Para!!
    Arrebanhando fiéis ou arrebanhando + 10%? Sempre me questiono… não sei pra que… a resposta sempre me pareceu óbvia!

    Vai viver “sua” vida em Jesus e para de tentar ser melhor que os outros… Ele já avisou em Lc 14.11: aquele que se exalta….

    Opinião 13: “Sílvia Alves” tô com vc!

  • CLAUDIA

    DE UMA OLHADINHA RÔ!!

  • Tiago

    consta que rá tim bum seria uma referência a um rajá, de nome timbum

    http://www.sergiobehrens.com.br/2010/04/09/lenda-urbana-ra-tim-bum/

  • Abner

    Conheça nosso site, mensagens, videos, blog, e temas importante da atualizade, o fuuturo do Brasil e do Mundo, Diversos Estudos, Radio, Musicas http://www.assembleiabelem.br22.com

  • Saiba o real significado do RA-TIM-BUM em nosso site

    http://www.assembleiabelem.br22.com/word/forum1.html

  • Irmãos,

    Fiquem espertos no que diz respeito às palavras e costumes de natureza desconhecida.

    Digo: não estou eu afirmando que a palavra “RATIMBUM” é de origem maligna. Mas não descarto a possibilidade da mesma ter vindo de uma instituição que faz apologia a deuses malignos.

    Por quê?

    Primeiramente, é importante enfatizar que o inimigo de nossas almas (Satanás, Diabo, Lúcifer…) trabalha arduamente para fazer a humanidade acreditar que ele próprio não existe, também deseja fazer os serem humanos acreditar que muitas COISAS RUINS que acontecem neste mundo são obras das mãos dos homens e não de ação maligna.

    Com isso nós, sem percebermos, nós acostumamos com alguns costumes e não questionamos muitas coisas que nos rodeiam.

    Alerto: não digam que alguma coisa é de Deus ou não sem antes fazer uma profunda pesquisa sobre o assunto. Também não se acomodem em não questionar sobre o que é de nosso Deus supremo e do que é de nosso maior rival.

    Pois Deus é muito simples no que Ele quer para nós, porém, satanás, o capcioso, tentará da melhor forma possível para poder confundir a nossa mente sobre as coisas espirituais. Como diz a bíblia: “o diabo é o pai da mentira”.

    Vigiem, questionem e não se acomodem.

    Pois, “ELE”, está muito mais próximo do que nós pensamos.

    “ELE” quem?

    Depende de quem você entende por “ELE”

    Deus abençoe vocês.

  • JULIANA

    Se RATIM BUM não significa nada disso, vc não acha mta coincidencia ou no mínimo estranho o castelo ter uma bruxa feiticeira???????????

  • jucelia

    como vcs sao paranoicos, ja leram a biblia de traz pra frente, agora fica achando pelo em ovo..

  • marilin

    Aos amigos que combatem o Brasil, por tudo, venham morar e viajar muuuito pela Europa e USA, e verão a universalidade dos hábitos e costumes, tais como a canção”atirei um pau no gato-to…” em Portugal, França, Espanha etc. Ratimbum também é usado por este continente. Aos pouco esclarecidos, pouca cultura, que não podem viajar e nem aprender, POR FAVOR, parem de falar mal do Brasil!!!, A corrupção, a miséria , a falta de ética a degeneração humana, a criminalidade, o desemprego, os roubos e assaltos estão ocorrendo em todo o mundo, por favor se globalizem, se informem, não invergonhem nosso lindo país com vossa ignorância, alienação, visão míope da realidade e que ,às vezes são os primeiros à dar seus votos ao primeiro corrupto que promete tudo, ou dá um saco de cimento para suas igrejas.Se politizem se ocupem em ver bons jornais, notícias sérias e não as que escorrem sangue, o planeta já está cheio disso. E a função política não é para servir meia dúzia de puxa-sacos alienados, pois assim voces os corrompem. Exijam ao invés de dar votos errados, e vamos mudar o Brasil, eles estão corruptos porque nós permitimos , autorizamos na medida em que votamos nos “paternalistas” e saiba que sou uma cristã evangélica esclarecida!

  • roseli

    sera que e mesmo maldicao

  • Flavio Ramalho

    Oportuno comentário, já que esse texto, vazio de conteúdo, voltou a ganhar força no meio evangélico…. novamente

    É caso típico do “disse-que-me-disse” ou do “ouvi falar” de pessoas ociosas, que retransmitem pseudo informações sem a menor pesquisa ou consistência.

    É uma pena que haja tantos crédulos no meio, dispostos a endossar essas aberrações e tomá-las como verídicas.

  • Com cérebro

    kkkkkkk..Eta povão com falta de cérebro..A cultura existe mais e o bom senso !? Nenhuma !!! kkkkk Deus está no coração de cada um e cada um com a sua experiência..! Mentiras e mais mentiras nesses falsos testemunhos !!! Afff..quanta ignorância humana…kkkk Então quer dizer que RATIMBUM é uma palavrinha mágica para amaldiçoar !? kkkkk Então vai um Abracadabra, Pirlimpimpim, Shazan, Plut Plat Zum…pra vocês !!! kkkkkkkkkkkkk ridículo..dududupá! tchaaaaaaaaaaam kkkkkkkkk.

  • luana

    esse povo só conta mentira !!!!!!!!! aff !!!!

  • Marly Araujo

    Abner – o site que vc postou foi retirado do ar. O que me causou uma enorme alegria.
    O site em questão, aparentemente oficial da ASSEMBLÉIA DE DEUS (e não posso crer que o fosse)
    além de criar novo significado pra RA TIM BUM (respectivamente fora (RA) – coração (TIM) em vietnamita e vagabundo (BUM) em inglês) ainda acusava cantores gospel (por exemplo: Regis Danese, Lázaro, e o grupo Diante do Trono) de terem feito pacto com o demônio.
    Chega de terrorismo evangélico! Deus não precisa de mentiras para tocar o coração do homem.
    Jamais ouvi chamarem tanto ao diabo como quando fui visitar uma igreja neopetencostal. Isso sim é louvor ao demônio.
    A casa de Deus é lugar de adoração (a Deus) e não de invocação ao demônio.
    Em tempo:
    RA significa: 1.fora (vietnamita) 2.quintal (africaner, holandes e outros) 3.raro (haitiano) 4.não (lituano)
    TIM significa: 1.coração (vietnamita) 2.equipe (croata, gales, malaio, turco e outros) 3.meu (albanês) 4.dez (noruegues) e 5.tomilho!!! (tagalo)
    e BUM significa: 1.vagabundo (inglês, alemão, maltes e muitos outros) 2.crescimento (albanes, hungaro, italiano e outros) 3.estrondo (eslovaco e tcheco) 4.cinco (gales).
    Quem quiser encontrar mensagens negativas, que fique à vontade.
    O mal está no coração dos homens e só Deus conhece o que vai no seu coração.
    Ser pastor, padre, rabino ou líder de qualquer religião não dá garantia de sabedoria ou verdade.
    Ouçam o testemunho, mas observem os atos.
    Deus dá bom senso e livre arbítrio a todos. Usem-nos

  • mohammad ali araujo

    olá pessoal, em primeiro lugar eu quero começar com uma pergunta: onde é que estar escrito na bíblia, que cristão, deve ou pode fazer festa de aniversário?( comemoração de aniversário não é de origem cristã)
    estudem, pesquisem, analisem e reflitam, quem segue o cristianismo?
    como cristo falava?
    como cristo se alimentava?
    como cristo rezava e para quem ele rezava? por quem ele rezava?
    como cristo se vestia? com quem cristo andava?
    como era a adoração e a quem ele adorava???
    quem escreveu a história de cristo e quem dos evangelistas conviveu com cristo??

  • F-laranja

    mais todo mundo fala que ra tim bom significa que agente amaldiçoa as pessoas falando isso mais ate agora estou em duvida em quem acreditar mais acho ao e verdade pq vai colocar isso na coisa que e boa para as pessoas de aniversario mais ninha colega falo que o primo dela acho na internet que e coisa ruim

  • Bahfysgfdcsffv

    Ratimbum e do diabo Uii

  • Gustavo

    tudo o que falamos, falamos por que damos sentido, por exemplo: aconteceu uma desgraça! (aconteceu uma coisa ruim)… já em – que DESGRAÇA ! (estamos nervosos e queremos falar a palavra com sentido de raiva extrema), ou seja, tudo depende do sentido a que damos às palavras, mesmo que ratimbum fosse usado pelos antigos como palavra amaldiçoadora, ao cantarmos ratimbum nos aniversários, nao é este o sentido que damos à esta palavra, logo nao amaldiçoaremos niguem, é a mesma coisa de cantarmos uma musica em ingles e nao sabermos o significados, ou seja nao damos sentido às palavras, cantamos por que gostamos do ritmo.

  • Epsso

    Ai meu povo: Menos fofoca, mais conversão. Nem tudo que rola na web é verdade. Sendo sincera, quase nada dessas notícias são verdade.

  • maria eduarda

    pois e mesmo que signifique maldiçao eu numca serei amaldiçoada pois eu eduarda sirvo ao deus que tudo podes por tano creiam nele so ele pode tudo

  • GEIZY

    Quando eu descobrir o que é RATIMBUM PEÇO PARA MEUS PAIS NUNCA MAIS CANTAR ISSO